segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Espaço Social Sete de Setembro




O Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, entidade mantenedora do Espaço Social Sete de Setembro e do Colégio Sete de Setembro, nasceu a partir da criação da Escola Evangélica Antônio Balbino, fundada em 11 de abril de 1955, por iniciativa do Pastor Cartonilho e do Professor Gilberto Gomes de Oliveira, na época, inconformados com o estado de abandono e ausência de qualquer assistência do poder Público a parcela da população pauloafonsina que vivia fora do acampamento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, aguardando uma oportunidade de emprego.
A idéia dos pioneiros era promover a inclusão social através da educação, pois acreditavam que elevando o nível de formação escolar da população excluída, estariam ampliando as chances de inserção destes no mercado de trabalho.
Com o passar dos anos o projeto cresceu junto com a demanda social, que era imensa, motivando então a fundação em 13 de abril de 1958 do CERSPA, como uma associação, pessoa Jurídica de direito privado, que assumiu a administração da Escola Evangélica Antônio Balbino, e passou a desenvolver também ações na área de assistência social.

Projetos Oferecidos:

  • Espaço do Saber :
    • Este projeto coordena o Programa de Concessão de Bolsas de Estudo no Colégio Sete de Setembro, para crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Espaço do Adolescente:
    • Este Projeto desenvolve ações sociais voltadas para a promoção da adolescência cidadã, e tem como objetivo promover a inclusão social e o pleno desenvolvimento de adolescentes através de atividades de cunho sócio-educativo.
  • Espaço da Cidadania:
    • Este Projeto promove a inclusão social através da profissionalização e da geração de emprego e renda, estimulando principalmente o empreendedorismo, o associativismo e o cooperativismo, influenciando diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município e contribuindo para uma melhor qualidade de vida e o auto-sustento familiar.
  • Espaço Reviver:
    • Este projeto valoriza a pessoa idosa, estimulando a inserção social e construindo mecanismos para a saudável convivência com a velhice, garantindo a dignidade e o respeito aos seus direitos como verdadeira regra de convívio social e geracional.
  • Espaço da Solidariedade:
    • Projeto de mobilização social onde se procura convocar vontades e consciências, sensibilizando a comunidade a abraçar a causa de uma sociedade mais justa e igualitária.
  • Geração Aprendiz:
    • O Curso de Aprendizagem e Profissionalização para jovens aprendizes envolve a preparação teórica e prática, sendo função primordial do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, através do Espaço Social Sete de Setembro, desenvolver a formação teórica, e fazer o acompanhamento pedagógico da formação e experiência prática, junto às Empresas Tomadoras, que aderirem ao Programa.

Além desses Projetos o SENAC Utiliza o espaço social para as aulas dos alunos do Projeto Jovem Aprendiz.



Para mais informações, entre no site do Espaço Social sete de Setembro: http://www.espacosocial.org.br/


Um comentário:

  1. olá tenho 16 anos e queria muito saber como eu faço para participar do projeto jovem aprendiz ou geração aprendiz ?

    ResponderExcluir