segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ética no Trabalho

    

O que é ter ética para você? Algumas pessoas têm um conceito tão distorcido do que é a ética no trabalho que, pode ser difícil para elas conseguirem ser éticas no dia a dia de sua empresa. Mas confira algumas dicas de atitudes simples que podem ser de ajuda para quem quer ser ético na empresa. A primeira coisa que é top de lista é a honestidade em todas as suas atitudes e palavras, sendo assim, seja sempre honesto. Quanto às suas atitudes elas devem poder ser admitidas em público, se fizer coisas que não podem ser admitidas em público poderá ter problemas. Ter humildade, tolerância e flexibilidade são qualidades que com certeza poderão ser muito benéficas para a empresa e para você como profissional dentro dela, por isso, adquira essas qualidades. Fazer o que diz e o que promete é também uma das coisas que envolve a ética, por isso, sempre faça o que diz e promete seja para o chefe ou para os funcionários. Se a família ou alguém te ligar em seu trabalho e for um assunto particular, a melhor opção é não discutir por telefone. Essas são dicas de ética no trabalho que com certeza podem te ajudar em muito.
O que é falta de ética para um funcionário:


  • Fofocar demais com os colegas e ficar pendurado ao telefone para resolver assuntos particulares.
  • Desperdiçar material de expediente, usar de forma indiscriminada a copiadora, clipes, canetas etc. Se precisar de algo peça autorização para levar.
  • Passar informações confidenciais. O que se conversa dentro de um escritório diz respeito somente as pessoas envolvidas e a empresa.
  • Fingir doença. Se você  realmente esta doente e precisa de um descanso é natural a sua ausência do trabalho, desde que comprovada através de atestados. Mas inventar uma doença é anti ético. Se o chefe descobrir, perda a confiança em você.

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