terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trabalho em Equipe


Nos últimos tempos, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois não podemos dizer que esse modelo nunca existiu, ao contrário, é um velho conhecido desde muito tempo atrás. Com os programas de qualidade, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas. A partir daí, hoje dificilmente não se exige das pessoas esse comportamento dentro de qualquer empresa. No entanto, para desenvolvê-lo é preciso, por exemplo, um ingrediente fundamental que é muito escasso nas organizações: o tempo.

Uma verdadeira equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam, por exemplo, ajustar suas diferenças individuais (de percepção, de forma de trabalhar, de relações...). Este é o primeiro passo para o caminho em direção à produtividade da equipe; quando uma equipe amadurece, estas diferenças são colocadas a serviço do coletivo. Além deste aspecto, o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência, grau de autonomia decisória e relações com o líder. Esses detalhes precisam aparecer e serem tratados rapidamente pela equipe, sob pena de adiar seus melhores níveis de produtividade e de sucesso. Sabemos que isto não é fácil de se conseguir, nem tampouco rápido de se consolidar pois em meio ao trabalho cotidiano  de muita pressão, principalmente por resultados, as soluções, nem sempre são fáceis de se implementar.

No entanto, para chegar ao estado de produtividade ideal é importante que a equipe separe periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos: das expectativas, das relações, dos conflitos, das individualidades em direção aos objetivos e aos resultados. Desta forma é mais adequada a construção daquilo que se denomina “pactos de convivência” entre os membros da equipe. São condições, expectativas e percepções individuais explicitadas e negociadas em relação à situação em que a equipe se encontra, ou deseja chegar. Construir um pacto deste tipo implica, portanto, em sentar junto com uma certa periodicidade e resolver questões do tipo:

•  definição de objetivos e metas
•  divisão de papéis e funções
•  ajustes interpessoais
•  resolução de conflitos
•  definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia
•  relações com o líder

No fundo, é uma metodologia que propõe uma solução negociada de conviver mais focada, do que um treinamento genérico. Este tipo de intervenção tem se mostrado muito eficaz para equipes que precisam promover ajustes internos, no sentido de construir-se, ou de alavancar seus resultados e trazer saúde relacional à sua convivência cotidiana. Normalmente despende o mesmo número de horas de um treinamento comum, porém seu método, além de focado, respeita muito mais as características do desenvolvimento de equipes: o tempo e o esforço de construção utilizando as soluções que saem da própria equipe.

Como se vestir para entrevista de emprego

A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?


O que não usar numa entrevista:
• Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;

• Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;

• Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;

• Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.

• Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto.

• Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas.

• Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados.

• Evite piercings e tatuagens visíveis;

• Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

 

 Dicas que fazem a diferença para mulheres
• Quadril largo - use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima

• Pernas Grossas - prefira roupas mais escuras, sempre no tom da saia

• Pernas Finas - abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas

• Busto Grande - use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites

• Pouca estatura - não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados.

• Muita estatura - Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos

• Mais gordinhas - prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.

Dicas que fazem a diferença para homens

• Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos

• Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato

• Jeans: Combina apenas com blaiser esportivo, em ambientes informais

• Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário

"Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha de vestuário", conclui Caiado.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dicas de comportamento durante a entrevista de emprego



Falar mal: do antigo emprego, do ex-chefe, da equipe atual, do governo, do time… Além de potencialmente mostrar um comportamento que os entrevistadores “tradicionais” costumam classificar negativamente (às vezes com razão), você corre o risco de ofender alguma sensibilidade pessoal do entrevistador – o que não deveria prejudicá-lo, mas na prática é um risco sério a considerar.
Não fazer a lição de casa: é essencial chegar para a entrevista sabendo tudo que estiver ao seu alcance sobre a natureza das atividades da empresa e da vaga, e continuar coletando dados no local da entrevista, até o momento em que ela começar – tudo o que você souber pode ajudá-lo a decidir que aspectos sobre você devem ser mostrados com mais destaque aos entrevistadores, para ajudar a convencê-lo de que você é o melhor para a vaga.


Dar muito espaço para a timidez ou a modéstia: não exagere no seu “show de talentos” para os entrevistadores, mas também não se feche em copas: você precisa mostrar o que o seu currículo não diz, além de confirmar o que ele diz.


Tagarelar: uma entrevista bem-sucedida pode ser bastante parecida com um bate-papo, mas este bate-papo precisa ser conduzido pelo entrevistador. Você pode exibir sua iniciativa e seu talento de comunicador, mas tanto quanto possível faça isso respondendo as perguntas.
Acelerar o seu lado: em algumas entrevistas existe abertura para o candidato perguntar sobre salário, plano de carreira, horários, benefícios… Mas tenha sensibilidade, e não coloque estes assuntos na frente dos interesses do entrevistador: durante a entrevista, o seu principal interesse é garantir que os interesses dele sejam satisfeitos! Mas fazer perguntas é bom: não esqueça de estar preparado para fazer algumas sobre a natureza da atividade, da equipe, ou do mercado. De preferência, faça-as antes de perguntar dos assuntos que o interessam pessoalmente.


Desânimo: Não apareça com cara de “mais uma entrevista de uma longa série em que fui rejeitado”. Capriche na educação, na empatia, e na atenção – inclusive com os demais candidatos, sempre pode haver alguém observando. Eu, como entrevistador, sempre faço questão de passar algum tempo na sala de espera.
Não estar preparado para as perguntas mais comuns: entrevistas “tradicionais” seguem um script conhecido, que você deve conhecer. Responder “errado” em alguma das desagradáveis pegadinhas padronizadas é uma razão tola para perder a vaga. Leia: Entrevista de emprego: perguntas e como responder e Entrevista de emprego: perguntas e como responder – parte 2 – e nunca mais tenha dúvida na hora de responder o que você não gostava no seu emprego anterior!
Respostas decoradas: este é o reverso da medalha do erro acima. Suas respostas têm que ser verdadeiras e precisam parecer espontâneas. Além de não achar que a entrevista é só formalidade, você também não pode achar que ela é um teatrinho em que “eles fingem que perguntam e eu finjo que respondo”.


Mentir: além de moralmente errado, não vale o risco. Ser descoberto, mesmo na mentirinha mais inocente, geralmente é suficiente até mesmo para remover a sua ficha do banco de talentos, ou marcá-la como indisponível para processos seletivos futuros.

Entretenimento-Diversão-Curiosidades-Pop

Umas das promessas do mundo Pop para 2011 é a filha do ator Will Smith (atuou em filmes como " Homens de Preto 3" " Sete Vidas"  "À Procura da Felicidade"),Willow Smith de apenas 10 anos, ela é atriz e cantora, onde uma de suas músicas " Whip My Hair" já faz parte de playlists em todo o mundo.
A seguir a mini cantora fez uma apresentação num "show da virada" em Califórnia comprovando que o ditado é verídico " Tal pai tal filho filha"

Ps: Olhem o Suuper Topete da garota !




Ética no Trabalho

    

O que é ter ética para você? Algumas pessoas têm um conceito tão distorcido do que é a ética no trabalho que, pode ser difícil para elas conseguirem ser éticas no dia a dia de sua empresa. Mas confira algumas dicas de atitudes simples que podem ser de ajuda para quem quer ser ético na empresa. A primeira coisa que é top de lista é a honestidade em todas as suas atitudes e palavras, sendo assim, seja sempre honesto. Quanto às suas atitudes elas devem poder ser admitidas em público, se fizer coisas que não podem ser admitidas em público poderá ter problemas. Ter humildade, tolerância e flexibilidade são qualidades que com certeza poderão ser muito benéficas para a empresa e para você como profissional dentro dela, por isso, adquira essas qualidades. Fazer o que diz e o que promete é também uma das coisas que envolve a ética, por isso, sempre faça o que diz e promete seja para o chefe ou para os funcionários. Se a família ou alguém te ligar em seu trabalho e for um assunto particular, a melhor opção é não discutir por telefone. Essas são dicas de ética no trabalho que com certeza podem te ajudar em muito.
O que é falta de ética para um funcionário:


  • Fofocar demais com os colegas e ficar pendurado ao telefone para resolver assuntos particulares.
  • Desperdiçar material de expediente, usar de forma indiscriminada a copiadora, clipes, canetas etc. Se precisar de algo peça autorização para levar.
  • Passar informações confidenciais. O que se conversa dentro de um escritório diz respeito somente as pessoas envolvidas e a empresa.
  • Fingir doença. Se você  realmente esta doente e precisa de um descanso é natural a sua ausência do trabalho, desde que comprovada através de atestados. Mas inventar uma doença é anti ético. Se o chefe descobrir, perda a confiança em você.

O Jovem No Brasil

Vamos ver alguns dado relacionados aos jovens brasileiros no mercado de trabalho.


A remuneração mensal - A remuneração é o principal item de satisfação dos jovens que trabalham: 17% deles dizem que a remuneração mensal é o fator número um de satisfação. A distribuição percentual, conforme a remuneração, é a seguinte


27% - entre 1 e 2 salários mínimos
26% - até 1 salário mínimo
24% - entre 2 e 3 salários mínimos
19% - mais de 3 salários mínimos
3% - não responderam
1% - não é remunerado

O destino do salário
57% - Parte do que ganham entra no orçamento familiar
30% - Ganham só para si
9% - Tudo o que ganham entram no orçamento familiar
3% - Não responderam

A jornada de trabalho
34% - 8 horas
14% - 6 horas
13% - de 1 a 5 horas
13% - 11 horas ou mais
10% - 10 horas
9% - 9 horas
6% - 7 horas
2% - outras respostas/não responderam

O tempo atrás do emprego
34% - até seis meses
25% - de seis meses a 1 ano
22% - mais de 2 anos
14% - de 1 ano até 2 anos
6% - não responderam

Os Jovens Brasileiros com formação têm mais sucesso

Para os jovens que têm alguma ocupação ou profissão, a realidade é menos dura: embora somente 41% tenham sido absorvidos pelo mercado formal de trabalho, 82% do universo estão de alguma forma trabalhando e conseguindo remuneração mensal fixa ou variável. Segundo a pesquisa, para 79% dos 1.806 jovens entrevistados, apenas ter um emprego já é motivo de satisfação. Vejamos a distribuição dos entrevistados de acordo com o vínculo empregatício:

37% não têm carteira assinada
15% têm carteira assinada
15% trabalham por conta própria em ocupação temporária
5% estão em outras situações
3% trabalham por conta própria em ocupação regular
2% são universitários e trabalham como autônomos
2% são funcionários públicos
2% trabalham para a própria família, sem remuneração fixa
1% é de estagiários.

Espaço Social Sete de Setembro




O Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, entidade mantenedora do Espaço Social Sete de Setembro e do Colégio Sete de Setembro, nasceu a partir da criação da Escola Evangélica Antônio Balbino, fundada em 11 de abril de 1955, por iniciativa do Pastor Cartonilho e do Professor Gilberto Gomes de Oliveira, na época, inconformados com o estado de abandono e ausência de qualquer assistência do poder Público a parcela da população pauloafonsina que vivia fora do acampamento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, aguardando uma oportunidade de emprego.
A idéia dos pioneiros era promover a inclusão social através da educação, pois acreditavam que elevando o nível de formação escolar da população excluída, estariam ampliando as chances de inserção destes no mercado de trabalho.
Com o passar dos anos o projeto cresceu junto com a demanda social, que era imensa, motivando então a fundação em 13 de abril de 1958 do CERSPA, como uma associação, pessoa Jurídica de direito privado, que assumiu a administração da Escola Evangélica Antônio Balbino, e passou a desenvolver também ações na área de assistência social.

Projetos Oferecidos:

  • Espaço do Saber :
    • Este projeto coordena o Programa de Concessão de Bolsas de Estudo no Colégio Sete de Setembro, para crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Espaço do Adolescente:
    • Este Projeto desenvolve ações sociais voltadas para a promoção da adolescência cidadã, e tem como objetivo promover a inclusão social e o pleno desenvolvimento de adolescentes através de atividades de cunho sócio-educativo.
  • Espaço da Cidadania:
    • Este Projeto promove a inclusão social através da profissionalização e da geração de emprego e renda, estimulando principalmente o empreendedorismo, o associativismo e o cooperativismo, influenciando diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município e contribuindo para uma melhor qualidade de vida e o auto-sustento familiar.
  • Espaço Reviver:
    • Este projeto valoriza a pessoa idosa, estimulando a inserção social e construindo mecanismos para a saudável convivência com a velhice, garantindo a dignidade e o respeito aos seus direitos como verdadeira regra de convívio social e geracional.
  • Espaço da Solidariedade:
    • Projeto de mobilização social onde se procura convocar vontades e consciências, sensibilizando a comunidade a abraçar a causa de uma sociedade mais justa e igualitária.
  • Geração Aprendiz:
    • O Curso de Aprendizagem e Profissionalização para jovens aprendizes envolve a preparação teórica e prática, sendo função primordial do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, através do Espaço Social Sete de Setembro, desenvolver a formação teórica, e fazer o acompanhamento pedagógico da formação e experiência prática, junto às Empresas Tomadoras, que aderirem ao Programa.

Além desses Projetos o SENAC Utiliza o espaço social para as aulas dos alunos do Projeto Jovem Aprendiz.



Para mais informações, entre no site do Espaço Social sete de Setembro: http://www.espacosocial.org.br/


Jovem Aprendiz- SENAC



O Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada sem fins lucrativos que foi criada com o intuito de proporcionar a formação de menores aprendizes e a qualificação profissional de adultos.
A instituição é filiada à Confederação Nacional do Comércio, uma vez que por decreto-lei nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946, o Governo Federal atribuiu ao órgão a obrigação de organizar e administrar, no território nacional, escolas de aprendizagem comercial. Com o intuito de descentralizar e ampliar sua área de atuação e de poder atender a reivindicação de vários setores da economia, o Senac se estabeleceu em todo o país.
Na Bahia,desde a sua criação em 10 de agosto de 1947, procurou construir a sua história em sintonia com as exigências de mercado, desenvolvendo cursos e adequando constantemente seu conteúdo programático e a metodologia de ensino à necessidade prática. O regional tem por objetivo principal colaborar sempre para o aprimoramento do trabalho e para ampliação da produtividade.
O Senac possui unidades em quase todo o território brasileiro, levando capacitação e oportunidades de emprego para toda a população.

Alguns dos cursos oferecidos são:


  • Marketing Pessoal e Profissional;
  • Criatividade em Vendas;
  • Técnicas de Vendas;
  • Corte e Escova;
  • Aperfeiçoamento para Depilador/a;
  • Unhas Decoradas;
  • Rotinas de Pessoal;
  • Prática de Contas a Pagar e a Receber com Fluxo de Caixa;
  • Atendimento ao Público;
  • Corel Draw X4;
  • Sistema Operacional Linux;
  • Photoshop CS4;
  • Desenho Estilizado de Moda, entre outros.

Para mais informações acesse o site do SENAC : http://www.senac.br/