segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dicas de comportamento durante a entrevista de emprego



Falar mal: do antigo emprego, do ex-chefe, da equipe atual, do governo, do time… Além de potencialmente mostrar um comportamento que os entrevistadores “tradicionais” costumam classificar negativamente (às vezes com razão), você corre o risco de ofender alguma sensibilidade pessoal do entrevistador – o que não deveria prejudicá-lo, mas na prática é um risco sério a considerar.
Não fazer a lição de casa: é essencial chegar para a entrevista sabendo tudo que estiver ao seu alcance sobre a natureza das atividades da empresa e da vaga, e continuar coletando dados no local da entrevista, até o momento em que ela começar – tudo o que você souber pode ajudá-lo a decidir que aspectos sobre você devem ser mostrados com mais destaque aos entrevistadores, para ajudar a convencê-lo de que você é o melhor para a vaga.


Dar muito espaço para a timidez ou a modéstia: não exagere no seu “show de talentos” para os entrevistadores, mas também não se feche em copas: você precisa mostrar o que o seu currículo não diz, além de confirmar o que ele diz.


Tagarelar: uma entrevista bem-sucedida pode ser bastante parecida com um bate-papo, mas este bate-papo precisa ser conduzido pelo entrevistador. Você pode exibir sua iniciativa e seu talento de comunicador, mas tanto quanto possível faça isso respondendo as perguntas.
Acelerar o seu lado: em algumas entrevistas existe abertura para o candidato perguntar sobre salário, plano de carreira, horários, benefícios… Mas tenha sensibilidade, e não coloque estes assuntos na frente dos interesses do entrevistador: durante a entrevista, o seu principal interesse é garantir que os interesses dele sejam satisfeitos! Mas fazer perguntas é bom: não esqueça de estar preparado para fazer algumas sobre a natureza da atividade, da equipe, ou do mercado. De preferência, faça-as antes de perguntar dos assuntos que o interessam pessoalmente.


Desânimo: Não apareça com cara de “mais uma entrevista de uma longa série em que fui rejeitado”. Capriche na educação, na empatia, e na atenção – inclusive com os demais candidatos, sempre pode haver alguém observando. Eu, como entrevistador, sempre faço questão de passar algum tempo na sala de espera.
Não estar preparado para as perguntas mais comuns: entrevistas “tradicionais” seguem um script conhecido, que você deve conhecer. Responder “errado” em alguma das desagradáveis pegadinhas padronizadas é uma razão tola para perder a vaga. Leia: Entrevista de emprego: perguntas e como responder e Entrevista de emprego: perguntas e como responder – parte 2 – e nunca mais tenha dúvida na hora de responder o que você não gostava no seu emprego anterior!
Respostas decoradas: este é o reverso da medalha do erro acima. Suas respostas têm que ser verdadeiras e precisam parecer espontâneas. Além de não achar que a entrevista é só formalidade, você também não pode achar que ela é um teatrinho em que “eles fingem que perguntam e eu finjo que respondo”.


Mentir: além de moralmente errado, não vale o risco. Ser descoberto, mesmo na mentirinha mais inocente, geralmente é suficiente até mesmo para remover a sua ficha do banco de talentos, ou marcá-la como indisponível para processos seletivos futuros.

14 comentários:

  1. gostei muito do seu blog continuem assim

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma entrevista , na TAM de jovem aprendiz , queria algumas dicas , para u sair bem , presciso muito desse emprego ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isabele vou fazer a entrevista sexta feira me de uns toques é dificil???

      Excluir
  3. meu nome é eliane ,tenho 14 anos e não sei o que falar numa entrevista ,quando a pergunta é me fale um pouco sobre você ,eu so falo meu nome minha idade e a série gaguejo suo frio minhas mãos tremem o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique calma e não minta fale sobre a sua vida oque você mais gosta que você ira bem...

      Excluir
  4. tenho uma entrevista no Hotel Deville amanha , e não sei como agir, sou muito timido ... o que eu faço ? , quais são normalmente as perguntas que o entrevistador(a) fazem ?

    ResponderExcluir
  5. boua noite , meu nome er dillan david, tenho um teste amanha no cavalho o q eu devo fazer ?!

    ResponderExcluir
  6. oi hoje vou ter minha primeira entrevista de emprego menor aprendiz.já olhei todas dicas obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou bastante, a primeira entrevista é sempre a mais apreensiva.

    ResponderExcluir
  8. Amanhã é minha primeira intrevista de emprego , no menor aprendiz , e eu ainda não sei muito o que fazer , como agir , alguem me ajuda ?

    ResponderExcluir
  9. tenho 16 anos, tenho uma entrevista amanhã na empresa de supermercados formosa. nao sei como agir !!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a matéria e já compartilhei na minha página no facebook. Assedio Moral, uma ameaça invisível.
    Bora lá postar, para que eu compartilhe também. Depois falo para vocês, quantas visualizações tiveram meu compertilhamento.
    Bjs, boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir